Se você tem idade suficiente para lembrar os dias em que os sites costumavam ter uma estrutura HTML feia e estática, sem nenhum elemento dinâmico, provavelmente você pode lembrar que um sitemap costumava ser uma parte essencial da criação de um website. Naquela época, um sitemap era uma página HTML limpa que precisava ser criada manualmente em um editor de HTML, listando todos os URLs para todas as páginas do site. Muitas pessoas pensam que essa prática é história e que hoje o sitemap não é mais necessário. Neste artigo, mostraremos o que é um sitemap e por que você precisa dele.
Há muito tempo , como já mencionamos, os sitemaps precisavam ser criados separadamente, o que exigia muito trabalho extra. O sitemap precisou ser atualizado manualmente quando novas páginas foram adicionadas ou páginas indesejadas foram excluídas. Hoje, a grande maioria dos sites é compatível com o WordPress e agora os sitemaps podem ser gerados automaticamente, usando um plug-in de terceiros ou um script personalizado.
Existem dois tipos de sitemaps:
- Sitemap HTML – uma página da Web simples contendo links que levam a todas as páginas, que podem ser visualizadas por visitantes e por bots de mecanismos de pesquisa.
- Sitemap XML – um arquivo estruturado que contém todos os URLs internos do site. Este arquivo é projetado exclusivamente para mecanismos de pesquisa, para rastrear e indexar sites na íntegra.
Como funciona?
Vamos dizer que você acabou de criar um novo post . Quando você executa um plug-in de terceiros em seu servidor para gerar o sitemap (estático ou .xml), o plug-in adiciona automaticamente o novo URL ao sitemap, usando o título da página como texto âncora. Todo esse processo é executado em segundo plano e, a menos que algo saia seriamente errado, o arquivo do sitemap não requer manutenção. Se você estiver usando o WordPress e decidir migrar o seu blog para outro servidor, fazer o backup do sitemap e restaurá-lo no outro servidor de hospedagem levará apenas alguns segundos.
Para quais sitemaps são úteis?
Como você deve ter adivinhado, um sitemap permite que o Google (ou outros mecanismos de busca) rastreie todo o seu site de uma só vez. “Links profundos” (páginas que levam mais de 2 a 3 cliques para alcançar) podem não ser indexados simplesmente porque as visitas do Googlebots são bastante breves. Se a maior parte do seu conteúdo não for facilmente acessível a partir da página inicial ou do sitemap, durante essa curta visita, poderá indexar apenas uma parte muito pequena (“visível” ou facilmente acessível) do site (e não o site inteiro).
Se uma grande parte do seu site não estiver indexada, adicionar um sitemap lidará com esse problema. Mas, como há dois tipos de sitemaps, HTML e .xml (embora hoje o termo seja usado de forma intercambiável), eles também são usados de forma diferente.
Um link para o sitemap HTML tradicional é geralmente adicionado ao rodapé do seu site. Embora possa ter benefícios de SEO, ele será usado principalmente por seus visitantes para uma rápida visão geral do seu site completo. Por outro lado, usar um link para o sitemap .xml é opcional, pois esse arquivo é usado estritamente para bots de mecanismo de pesquisa.
Como usar o sitemap.xml para otimização de mecanismos de busca?
Se você estiver usando o console de pesquisa do Google, terá a opção de enviar o arquivo do sitemap diretamente do painel do usuário. Dessa forma, você pode dormir melhor à noite, sabendo que o Google está acompanhando o seu site. Essencialmente, isso garante que todas as páginas internas do seu site sejam enviadas ao Google para rastreamento.
Como enviar seu sitemap usando o Google Search Console (GSC)?
1. Faça login na sua conta do console de pesquisa do Google.
2. Selecione o site para o qual você deseja enviar um sitemap.
3. Selecione “rastrear” na barra lateral esquerda e escolha “sitemaps”. Se já houver um sitemap antigo (talvez uma versão HTML relíquia de 2005) – remova-o.
4. No canto superior direito, clique em “adicionar / testar mapa do site”.
5. Adicione seu novo sitemap e clique em “enviar”.
Como garantir que meu sitemap seja indexado?
Além de enviar o sitemap diretamente usando a ferramenta do console de pesquisa do Google, você também deve adicionar o sitemap ao arquivo robots.txt . Esse arquivo fornece “instruções” ao Googlebots sobre o que ele deve rastrear ou o que deve pular. O arquivo robots.txt está sempre localizado em seu diretório raiz para que possa ser acessado em https://seudominio.com/robots.txt. Se você estiver usando o WordPress, seu arquivo robots.txt típico deve ficar assim:
User-agent: * Não permitir: / wp-admin / Allow: /wp-admin/admin-ajax.phpSitemap: https://www.yourdomain.com/sitemap_index.xml
Se você executar a instalação padrão do WordPress em seu servidor, um arquivo robots.txt genérico será criado automaticamente, embora você possa escolher o que adicionar nas seções “permitir:” ou “não permitir:” mais adiante. O Robots.txt pode fornecer orientação de rastreamento para todos os robôs de pesquisa ou bots específicos: por exemplo, somente Googlebots ou Bingbots.
Se você considerar outros motores de busca?
Claro, outros mecanismos de pesquisa, como o Bing e o Yahoo! também têm suas próprias “ferramentas para webmasters” e suas próprias plataformas para enviar o sitemap do seu site. Eu aposto que você não sabia disso! Se você tem muito tempo livre e nada mais a fazer, por favor, envie seu site para outros mecanismos de busca; isso definitivamente não causará nenhum dano. De um modo geral, se você conseguir chegar à primeira página no Bing ou no Yahoo !, não terá problemas no Google.
Você deve usar geradores de sitemap online?
Para aqueles que têm páginas estáticas e não usam o WordPress ou qualquer outro sistema de gerenciamento de conteúdo, o arquivo do sitemap será uma etapa extra na criação do site. Como não há script no site para gerar seu sitemap automaticamente, você terá que fazê-lo manualmente. Felizmente, você pode usar qualquer gerador de sitemap online grátis. No entanto, lembre-se de que, depois que a estrutura do website mudar e você adicionar ou excluir páginas, será necessário gerar novamente o sitemap e enviá-lo novamente ao console de pesquisa do Google.
Um sitemap garante que meu conteúdo será indexado?
Depois de delinear todos os benefícios de SEO de criar um sitemap, você pode concluir que um sitemap garante que todo o seu site seja indexado. Em suma, infelizmente, a resposta é não. Por quê? Primeiro de tudo, o Google é exigente e não indexa todas as páginas que tropeça .
Por que um sitemap não garante uma melhoria na sua classificação? Infelizmente, com a enorme expansão da Internet, o algoritmo do Google evolui e se desenvolve continuamente, para filtrar e combater páginas com spam. Um sitemap só pode garantir que todo o site seja rastreado, mas o rastreamento não garante que o site seja indexado.
Se o algoritmo artificialmente inteligente do Google considerar que a qualidade do seu conteúdo vale a pena indexar, ele o fará.
Conclusão:
Assim como com qualquer outra prática de otimização de mecanismo de pesquisa, quanto mais diretrizes você seguir cuidadosamente, melhor. Um sitemap não é exceção. Mantenha os sitemaps HTML e .xml no seu website atualizados, envie o sitemap .xml para o console de pesquisa do Google, não se esqueça de adicioná-lo ao parâmetro “allow:” no arquivo robots.txt e, como acontece com qualquer outro Método de SEO – espere pelo melhor. Boa sorte!
Para mais informações acesse https://www.otimizacaodewebsite.com.br/