SEO Local : um simples guia de ajuda para alcançar clientes da sua localidade
46% de todas as pesquisas do Google são locais.
No entanto, 56% dos varejistas locais nem reivindicaram a listagem do Google Meu Negócio .
Para aqueles que não sabem, reivindicar e otimizar sua listagem do Google Meu Negócio é a base do SEO local . Se 56% das empresas ainda não reivindicaram sua listagem no GMB ,bem, eu duvido que eles tenham feito muito mais …
Mas embora reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio seja um bom ponto de partida, há MUITO mais para SEO local do que isso.
Este guia prático de 6 partes aborda este assunto de SEO LOCAL … do início ao fim.
O que é o SEO local ?
O SEO local refere-se ao processo de “otimizar” sua presença on-line para atrair mais negócios de pesquisas locais relevantes. Essas pesquisas ocorrem no Google e em outros mecanismos de pesquisa.
Esse último ponto é importante – não se trata apenas do Google.
As pessoas pesquisam empresas locais usando vários mecanismos de pesquisa… Google, Bing, Yelp, Apple Maps etc.
No entanto, o Google tem uma participação de mercado estimada em 87% (nos EUA , pelo menos). O que significa que a maioria das pessoas está usando o Google para pesquisar empresas locais.
Por esse motivo, este guia será aproximadamente 80% focado em otimizar sua presença local no Google.
Aqui estão os resultados da pesquisa por “motoboy sp”…
Observe que há dois conjuntos distintos de resultados de pesquisa:
- Os resultados do “motoboy da região” no Snack Pack estão em vermelho
- Os resultados orgânicos “regulares” estão em azul
Tenho certeza de que a maioria de vocês está familiarizada com os resultados normais da pesquisa do Google que aparecem dentro da caixa azul.
Mas o que são os resultados de “motoboy sp” que estão dentro da quadrado vermelho?
O Google Snack Pack é uma área em caixa que aparece na primeira página de resultados quando uma pesquisa on-line local é feita por meio do mecanismo de pesquisa do Google. A caixa Snack Pack exibe as três principais listagens de empresas locais mais relevantes para a consulta de pesquisa. ( Fonte )
De acordo com um estudo , 33% dos cliques vão para os resultados “motoboy” locais, com 40% indo para os resultados orgânicos regulares.
Vale a pena dizer que em ambos pode-se aplicar o SEO LOCAL
Não se esqueça de que as pesquisas locais do Google são realizadas a partir de vários dispositivos e aplicativos diferentes, podendo variar a forma de demonstrar os resultados.
Mostrarei o segredo da otimização de SEO Local para todos esses três aplicativos (e quaisquer outros aplicativos do Google) de uma só vez mais adiante no guia.
Primeira coisa é ter o básico feito de forma correta.
Isso significa garantir que seu website seja otimizado para visitantes em dispositivos móveis, já que 61% dos usuários de pesquisas em dispositivos móveis têm mais probabilidade de entrar em contato com uma empresa local se tiverem um site compatível com dispositivos móveis.
Use a ferramenta de teste para dispositivos móveis do Google para verificar isso.
Você também precisa ter certeza de que seu site não esta mal feito e os clientes não queiram continuar nele.
Não importa onde você está, ninguém vai fazer contato quando você tem um site feio.
Continuaremos logo……..